Voltar a página inicial
Voltar a página inicial Conheça nossa estrutura Nossas acomodações
Conheça Viçosa
ORIGEM DE VIÇOSA
Refere-se que todos os anos pelo Natal o padre Manoel Caetano saia de Atalaia para celebrar a missa do galo em Quebrangulo. No ano de 1789 possivelmente, não conseguindo atravessar o riacho por motivo de muita chuva, ergueu uma cruz no oiteiro mais próximo e celebrou a missa do Natal.
Um agricultor de algodão chamado Manoel Francisco, em 1790, fixou residência no sitio riacho do meio com finalidade experimentar a cultura de alagoas. Tempos depois ergueu uma capelinha de madeira no ponto onde foi celebrada a missa (Hoje igreja do rosário).

Com o passar do tempo varias casas foram construídas ao lado esquerdo da igrejinha todas elas de madeira. De diversos pontos do município, sobretudo no Sabalangá e da mata escura. Esses moradores eram representados pelos descendentes paulistas, pelos negros dos quilombos e pelos índios que tinham vindo com mestre de campo Domingos Jorge Velho. Primeiros Habitantes: Os índios Cambembes. Esses índios viviam no cultivo do algodão e nos engenhos dos proprietários de terra.
EMANICIPAÇÃO POLITICA DE VIÇOSA
Viçosa pertencia à Atalaia, com o passar do tempo desenvolveu-se pela agricultura. O povoado foi crescendo e não dava mais para ser dependente de outro município.
Viçosa ficou livre de Atalaia por decreto Lei assinado por D. Pedro II, no dia 13 de outubro de 1831, a povoação do Riacho do Meio foi levada à categoria de Vila, pelo Decreto Imperial que a desligou de Atalaia, compreendendo as seguintes povoações: Riacho do Meio, Lourenço, Passagem, Quebrangulo, Caçamba e Limoeiro.
NOMES QUE VIÇOSA RECEBEU
Riacho do Meio
Assembléia
Viçosa
CULTURA

No mundo intelectual, Viçosa foi considerada a “Atenas de Alagoas” pela quantidade de professores, doutores, historiadores e poetas.
Seus jornais eram publicados e os trabalhos mereciam a atenção dos intelectuais alagoanos.
Viçosa tinha um ensino significativo que embasava e contribuía para a formação de alunos abertos e capazes, e que quase sempre saíam preparados para que pudessem enfrentar graus subseqüentes.
Viçosa é sede da 4ª Coordenadoria Regional de Ensino (estadual) com jurisdição além de Viçosa, sobre Paulo Jacinto, Atalaia, Capela, Mar Vermelho, Cajueiro, Pindoba e Chã Preta.
A principal unidade escolar do município, o Colégio Estadual Joaquim Diegues, com primeiro e segundo graus – curso científico.
Vários são os escritores viçosenses que merecem destaque com livros publicados: José Maria de Melo (Os Canoés), Otávio Brandão, José Aragão, Denis de Melo, José Aloísio Vilela, José Pimentel

Amorim, Théo Vilela, Tibúrcio Nemésio, Sidney Vilela, Manoel Brandão Vilela, Isa Loureiro, além de tantos outros.No que diz respeito à cultura popular, ou seja, no folclore, muitos são os ilustres viçosenses que contribuíram para que nossa terra fosse denominada de Terra do Folclore.
Entre os muitos podemos citar Synfrônio Vilela, Théo Brandão, José Aloísio Vilela, José Maria de Melo, José Pimentel Amorim, Pedro Teixeira, Mestre Osório, Vivaldo Vilela e tantos mais.
O jornalismo em Viçosa, teve destaque no meio cultural de Alagoas, a edição de jornais escritos e editados aqui na terra Atenas de Alagoas foram por demais meios que contribuíram para o nosso desenvolvimento cultural. Ainda hoje vemos pessoas abnegadas fazendo jornalismo amador, escrevendo em jornais estudantis. O mais recente foi o Correio do Vale, um periódico, com oito páginas que o lançamento divulgou a cultura e fatos sociais, mas também a nossa economia e administração municipal.

PERSONAGENS ILUSTRES

Ademar de Almeida Vasconcelos
Alfredo de Barros Loureiro Brandão
Apolinário Rebelo Pereira Torres
Demócrito Brandão Gracindo
Firmino Maia
Inácio Brandão Gracindo
Izidro Teixeira de Vasconcelos
Luiz de Siqueira Sá

Manoel de Barros Loureiro Brandão
Manoel Raimundo da Fonseca
Olegário Brandão Vilela
Ovídio Edgar de Albuquerque
Padre Elói de Barros Loureiro Brandão
Pedro Barreto Falcão
Pedro Francisco de Borja Barros Loureiro
Tibúrcio Nemésio

ASPECTOS TURÍSTICOS

Casa da Cultura e da Cidadania
Parque de Esculturas (Avenida Firmino Maia)
Cachoeira dos Dois Irmãos – formada pelo rio Paraíba
Cachoeira do Caçamba – formada pelo riacho Caçamba
Cachoeira Pindobinha – formada pelo riacho Riachão
Parque de vaquejada Antônio Rouco

Parque de Cavalhada Synfrônio Vilela
Estádio de futebol Teotônio Vilela
Passeios ecológicos: matas, trilhas, banho de bicas, visita a Serra dos Dois Irmãos, onde se situaram os primeiros quilombos
Haras Boa Sorte
Museu do Anel
Comitê Cultural do vereador Manoel dos Passos Vilela.

FOLCLORE

Como outros municípios, Viçosa tem sua riqueza folclórica, talvez até mais que outros pela sua tradição.Foi muito comum na Viçosa até os anos 30 a Dança do Quilombo, dança que envolve as três raças, negra, índia e branca, se apresentava nos grandes eventos das casas grandes dos senhores de engenhos.
Hoje o nosso folclore mais divulgado através do Reisado, talvez um dos únicos de Alagoas, ensaiado pelo mestre Osório; o Guerreiro do mestre Sebastião, Esquenta Muié do mestre Bia, Pastoril das Voluntárias de Santo Antônio, cavalhada, quadrilha junina, vaquejada e o forró pé de serra, além dos poetas improvisadores e declaradores como: Audálio Honorato, Jader Tenório, Deda, Zé da Feira, Geraldo Cardoso, Salete Vilela e muitos outros.

©CopyRight | www.hotelfazendamarambaia.com.br
Todos os direitos deste site estão reservados.
Vamos passear? Planos - Tarifas - Reservas Onde estamos? História de Viçosa Fale conosco!